segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

O Leitor (The Reader, 2008)

"Winslet e Kross: amor, inocência e leitura" 

Esse fim de semana tive o prazer de assistir o último indicado ao Oscar de melhor filme que faltava para mim. Uma das maiores surpresas que tive.

O Leitor conta a história de um adolescente (o leitor do título) que se apaixona por uma ''mulher'' por acaso (mulher em questão, Kate Winslet, mais brilhante que seu personagem em Foi Apenas Um Sonho, agora, minha favorita ao Oscar de atriz.). Winslet, analfabeta, fica fascinado pela maneira do jovem (Kross) lhe narrar histórias e acabam se envolvendo. O romance dos personagens é contado de forma simples e ao mesmo tempo complexo, onde o jovem está no momento ''primeiro amor'' e a senhora só quer saber de aproveitar. 

A construção dos personagens é longa porém magistralmente trabalhada, o roteiro foi adaptado do livro que tem o mesmo nome (no qual eu não li) mas, na minha opinião, foi um ótimo trabalho feito. Cenas impactantes e drama profundo, em um dos filmes mais bonitos de 2008, e, tenho que admitir, algumas lágrimas saíram em certo momento no filme. Ralph F. aparece como o jovem na fase adulta em poucos momentos, mas mesmo assim, com total impotância no filme e em sua atuação confiante.

Agora que finalizei a lista dos filmes, em breve devo postar algo sobre isso. Por fim, O Leitor é obrigatório a aqueles que gostam de ir ao cinema, ou simplesmente ver um belíssimo filme em um dia chuvosso.

Cena de Destaque: [SPOILER] A cena, impactante, que me fez emocionado, o reecontro dos 2 personagens na prisão. Simples mas magistral.

Nota: 9,0 (10,0)
Nota do IMDB: 7,9 (10,0)

Nenhum comentário:

Postar um comentário